segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Atualizações do Burgo 1056


Vamos avançando [des]informação com o que vamos ouvindo aqui e ali, dos esperançados, dos sonhadores e das más línguas. Sem termos certezas de nada publicamos, fica ao critério dos nossos leitores a decisão de acreditar ou não nos rabiscos que aqui postamos, sendo que nos atrevemos a afirmar que é tudo um chorrilho de mentiras…

No PS

Dizem as línguas mais viperinas que do lado do PS andam muito atarefados e que neste momento já há diferentes fações que, sem qualquer coordenação, abordam as gentes das diversas freguesias por forma a que sejam constituídas listas; fazendo crer que a entrega de uma lista completa a uma freguesia dará algum prémio interno. Muitos elementos e ex-elementos de juntas estão estupefactos pelas abordagens de pessoas que pensavam já estar na reforma, de outros que há muito que não apareciam, e ainda de pessoas que se julgavam ter abandonado o partido do punho [ou da rosa] aquando das movimentações independentes.

Vislumbra-se [ou não] que as visões relativamente a candidatos estão longe de ser consensuais, e apesar da vontade de recuperar aquele que foi o bastião socialista durante anos a fio, sobrepõem-se simpatias e interesses pessoais. Dizem que os dinossauros têm receito de avançar [preferem jogar pelo seguro], que já houve algumas “disponibilizações” pessoais diretamente ao Largo do Rato e que Carreira poderá ser dos putativos candidatos o mais certo para encabeçar lista.

Reunidos em torno de um bag-in-box de tinto acrescido de uma garrafa de Beirão, sete deste blog decidiram dar uns contributos ao PS:

1.- Em alturas de derrotas ponham as diferenças que vos separam de lado, unam-se e escolham com a razão [e não com o coração] uma lista à câmara;

2.- A Guarda sempre votou no punho para as autárquicas, não deixem de fora ninguém do partido, muito menos aqueles em quem a população se revia no passado, recordem que têm indivíduos que num ápice e apenas graças à sua capacidade mobilizadora conseguiram em tempos mobilizar centenas de pessoas [e quiçá hoje o consigam repetir];

3.- À imagem do governo façam uma geringonça para a Guarda, uma união de forças trará decerto um bom resultado.

4.- Os dirigentes e detentores de cargos dentro do partido que deixem de olhar para os próprios umbigos, lembrem-se que há muito boa gente que já trabalhou, e outros que trabalham pelo partido conseguindo resultados surpreendentes, apostem neles(as) e reconheçam o mérito.

5.- Um independente nunca será uma mais valia se não se galvanizarem antes todas as forças dentro do partido.


No PSD

Mais más línguas dizem que do lado dos laranjitos a coisa não parece andar melhor, alegadamente há putativos candidatos a juntas que são abordados por diferentes interlocutores sendo que transpira um grande amadorismo e uma fraca coordenação, sendo que a vontade de conquistar as freguesias que não foram conquistadas em 2013 está a levar a um rol de promessas e propostas que não lembram ao diabo.

Os defensores das árvores afirmam que um vereador já foi perdido na altura da contestação pelos cedros e que com o agudizar das polémicas dos ajustes diretos, dos alegados favorecimentos a empresas familiares e com as despesas multimilionárias com que têm inaugurado rotundas se arriscam a perder o vereador que poderá dar sustentabilidade a uma vitória à autarquia.

Sabendo-se à longa data que o candidato se repete (“sopraram-nos” isso a 12 de outubro, lembram-se?) resta conhecer o restante elenco sabendo-se desde já que há vereadores descartados e outros descartáveis. Havendo já quem afirme que estrategicamente já foram “fidelizados” e “agradados” todos os que tinham “posto o pé de fora” a quando do movimento independente.

Reunidos em torno de um bag-in-box de tinto acrescido de uma garrafa de Beirão, sete deste blog decidiram dar uns contributos ao PSD:

1.- Sejam humildes porque as vitórias são passageiras, saibam chamar e unir todas as fações agora que estão no poder - assim é mais fácil manter a liderança, pois caso não o façam as incisuras que vos separam agudizar-se-ão com o tempo e tombarão todos;

2.- A Guarda tem dado vitórias retumbantes a governos laranja, se unidos e com trabalho “de sapa” conseguirão recuperar a imagem e manter o número de vereadores;

3.- Para além do cabeça de lista é importante que as gentes da Guarda se revejam em gente da terra e não em personagens “apagadas” ou paraquedistas, sejam inteligentes ao construir uma lista;

4.- Os dirigentes e detentores de cargos dentro do partido que deixem de olhar para os próprios umbigos, lembrem-se que há muito boa gente que já trabalhou, e outros que trabalham pelo partido conseguindo resultados surpreendentes, apostem neles(as) e reconheçam o mérito.

5.- Se se teima pela força e pela imposição de vontade ganha o mais forte o discurso! Mas o descontente no segredo do voto, no cochicho de café e no conselho à vizinha poderá fazer um rombo significativo – tentem ser inclusivos.


Na Câmara

Afirma quem lá trabalha [sabemos lá se estão a mentir ou não os que dizem que foi os que lá trabalham que disseram] que por vezes os berros são mais que muitos e que não se entendem sendo que a solução tem passado por, como diz o ditado: “um burro falar e os outros seis baixarem as orelhas”. Que os vereadores só em cima do acontecimento é que sabem de decisões tomadas “pela autarquia” relativamente a assuntos que são do seu pelouro. Que a prepotência e arrogância de um determinado vereador fará com que haja uma hecatombe de votos contra caso o repitam numa próxima candidatura e que “os [e as] que levitam qual borboletas” em volta do presidente estão aos poucos a afastar votos.



Na ULS

Segundo parece os presságios das más línguas de que aqui demos conhecimento relativamente aos concursos começam inexplicavelmente a ser cumpridos e transpira já, até pela CS do burgo, que estão em arrumações de saída e num stress desmedido a contratar os últimos afilhados. Três novos concursos abertos: Técnico de Diagnóstico e Terapêutica – área de Radiologia / Técnico Superior – Área de Recursos Humanos / Técnico Superior – Área de Serviço Social; que segundo as más línguas têm já os destinos traçados mesmo antes de se saber quem são os candidatos e que os premiados terão desta feita os apelidos Ferreira, Valbom, …

Contou-nos um grupo de gente bem disposta e bem regada com vinho de preço elevado que para a sucessão do CA se vislumbra um repetente moderadamente consensual que, no entanto, estará rodeado por assessores fiéis e membros dos órgãos-chave do partido da geringonça, sendo que os apelidos que vão surgindo são Girão, Santos, Salvador, Santos.

Alguns auto-estrategas alegadamente bem informados influem que o presidente do actual CA é amigo chegado das mais altas esferas da saúde pelo que não sairá, afirmando outros que o poder na ULS é fundamental até para assegurar e certificar candidaturas a determinadas juntas de freguesia.


Na Segurança Social

Vozes que se ouvem murmurando dizem que com a passagem do tempo se reduz o montante da indemnização sendo que por esta altura o valor será “irrisoriamente” aceitável para o comum cidadão.

2 comentários:

  1. Sabem tanto, mas nada fazem para impedir esta vergonha. Só que onde há fumo há fogo....e todos se querem aquecer,,, Onde estão os políticos da Guarda???
    Foram de férias ou hibernaram!

    ResponderEliminar